quinta-feira, 11 de setembro de 2008

inovação não se faz brincando... e ao mesmo tempo se faz...

coordenar projetos educacionais em TI e buscar soluções "inovadoras" não é tarefa fácil, pricipalmente se estamos lidando com educandos do ensino médio de uma escola pública, cuja percepção da vida em sua maioria é sofrida e carente. 

bom, imaginando o processo ideal de um projeto de educacional em TI,  preparar o profissional tecnicamente, trabalhar a maturidade e responsabilidade e gerar produtividade.

domingo, 4 de maio de 2008

fábrica de cidadãos


iniciativa privada e boa vontade política podem gerar bons resultados. no inicio de abril as atividades da fábrica jogos cícero dias foram iniciadas. o projeto irá forma já no final do próximo ano profissionais na área de programação para jogos. operando em regime de concomitância com o ensino médio, a fábrica contextualiza e leva a visão prática do mercado de trabalho para os alunos da escola que pertence a rede pública do estado de pernambuco. o projeto lançado no ano passado como uma atividade extra para os alunos, em 2008 ganhou formato de ensino técnicno profissionalizante. para não ser injusto, sinto-me obrigado a citar os parceiros que desenvolvem o projeto: instituto oi futuro, instituto de responsabilidade social da oi, CESAR.EDU, braço educacional do centro de estudos e sistemas avançados do recife (C.E.S.A.R) e SEDUC, secretaria de educação do estado de pernambuco.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008


LG e Philips lançam e-paper. a tela flexível terá 0,3 milímetros de espessura e poderá ser enrolada. com resolução de 1280 X 800 e 16,7 milhões de cores brilhantes que lhe concebe um ângulo de visão de 180º. as telas miram no mercado de aplicações multimídia portáteis. isto me faz pensar que o mercado de hardware e software está tangenciando cada vez mais para ambientes touchscreen, não que o touchscreen seja algo novo, o que vemos hoje é uma nova maneira de conceber estes dispositivos, tornando-os atrativos, belos e diferentes do convencional... e o que é diferente desperta desejo... por isso [o desejo] o preço elevado da tecnologia...quando falamos de aplicações onde o periférico é o nosso corpo, temos que falar também da usabilidade destes caras. o iphone fo bastante elogiado pela forma como interagia com o usuário e criticado pelas suas funcionalidades, que são similares ao que já existe. mas não podemos dizer que não houve inovação, expandir, melhorar, adaptar o que existe também é inovar. será o fim das linhas de produção de mouses e teclados. assim como o mouse revolucionou a interação homem - computador... nossos dedos, olhos e gestos [wii] inicia uma nova tendência.